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Saúde e Bem Estar

Saúde e Bem Estar

A SAÚDE E O BEM-ESTAR – 10 CONSELHOS PARA VIVER BEM

 

As sugestões/estratégias abaixo apresentadas não significam que se as seguir você terá uma saúde de ferro. Isto porque os riscos de saúde de cada pessoa são decorrentes de factores individuais como idade, sexo, grupo [étnico, história familiar e pessoal, estilo de vida de cada um, etc. Portanto, sugerimos que siga estes conselhos, mas ouça o seu médico como palavra final.

Sugestões para viver com Saúde

De acordo com um estudo do Departamento de Saúde americano, dois terços das mortes prematuras e incapacidade são causadas por escolhas inadequadas no estilo de vida. Através de um estilo de vida saudável, pode-se reduzir os riscos de desenvolver doenças. Aqui estão as dez maiores estratégias para aumentar sua saúde, bem-estar e qualidade de vida:

01. Não fume. O fumo é o factor que mais contribui para mortes causadas por câncer pulmonar, doenças do coração, enfisema e outras doenças de alto risco. Evidências mostram que o fumo passivo causa altas taxas de problemas respiratórios. Assim, se você fuma, faça um grande favor a você mesmo e aos que estão ao seu redor – pare agora!

02. Coma bem. Evite alimentos gordurosos, preferindo frutas e vegetais. Limite seu consumo de gorduras a menos de 30% do seu consumo calórico diário e coma frutas ou vegetais frequentemente – dois passos simples que podem melhorar bastante sua dieta no dia-a-dia.

03. Exercite-se. Exercício não precisa doer para ser benéfico. Se é feito regularmente, mesmo de modo leve – como subir escadas, andar, dançar ou fazer jardinagem – pode fazer muito pela sua saúde, energia, disposição e aparência pessoal.

04. Controle seu peso. Excesso de peso pode sobrecarregar seu coração e sua coluna; contribui para o desenvolvimento de diabetes e alguns tipos de câncer; danifica as articulações do quadril, joelhos e tornozelos; e coloca um sério obstáculo no seu estilo de vida. Excesso de peso pode também afectar sua aptidão física para realizar os exercícios necessários para manter-se saudável.

05. Proteja seu bem-estar. Controle o stress, trate estados de depressão e insónia, e mantenha boas relações pessoais.

a) Controle o stress. Um grau elevado de stress – ou a incapacidade de lidar com o mesmo – pode causar acidentes e problemas de saúde. Aprender a estabelecer prioridades e dizer “não” sem sentimentos de culpa pode ajudá-lo a reduzir o stress em sua vida.

b) Tenha um sono tranquilo. O sono repara as energias gastas durante o dia. Uma boa quantidade de sono por noite contribui para seu bem-estar físico e emocional.

c) Mantenha bons contactos sociais. Quando nos vemos divididos entre as responsabilidades profissionais e da vida familiar, é fácil perder contacto com amigos e familiares. Estas relações são essenciais para o nosso bem-estar. Trabalhe para “estar em contacto”.

d) Construa uma rede de relações. Quando se sente sobrecarregado, ou sofre de depressão, ansiedade ou insónia, é importante ter o suporte de amigos e familiares. Se isto não for possível, estas condições devem ser efectivamente tratadas com o apoio de um profissional.

06. Não abuse do álcool. Para muitas pessoas, tomar uma bebida aqui ou ali não é prejudicial. Porém, uma incapacidade de controlar o consumo de álcool pode causar sérios problemas de saúde, aumentar acidentes, estragar ou romper relações. Se você acha que tem um problema de alcoolismo, peça ajuda profissional, ou a um grupo de suporte.

07. Conduza com segurança. Pratique uma condução defensiva, use sempre o cinto de segurança e deixe outra pessoa dirigir, se você tiver bebido ou esteja com sono. Nunca apanhe boleia de alguém que esteja alcoolizado.

08. Faça exames preventivos. Converse com seu médico sobre exames preventivos para evitar sérios problemas de saúde no futuro. Os tipos de exames a realizar dependem de sua idade, sexo, e história pessoal de doenças. Seu médico pode recomendar o melhor programa para si.

09. Adopte normas de segurança. Faça da sua casa uma zona livre de acidentes, colocando remédios, venenos e armas de fogo em locais fechados, guardando escadas e ferramentas em locais apropriados, e ensinando às crianças normas de segurança em relação ao fogão, aquecedores, etc.

10. Pratique sexo seguro. Se você é sexualmente activo, tome os cuidados apropriados (como o uso do preservativo) para proteger sua saúde e de sua parceira contra doenças sexualmente transmissíveis.